SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Texto: O
bisavô e a dentadura
Autora:
Sylvia Orthof
Público alvo:
6º ano
Duração: 6
aulas
OBJETIVOS
Proporcionar aos alunos desenvolvimento
da competência Leitora e Escrita a partir do Gênero Crônica Narrativa,
comparando-o com outros gêneros da narrativa e amarrando a oralidade através do
trabalho em grupo.
Desenvolver habilidades de escrita
produzindo suas próprias crônicas observando suas características e estrutura
de linguagem.
Compreender que a
linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano
em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais
fluidez na comunicação. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela
que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais
CONTEÚDOS
Traços
característicos da Crônica Narrativa;
Linguagem
Coloquial;
Marcas de passagem
de tempo;
PROCEDIMENTOS
1ª Aula
ü
Apresentação escrita do texto biográfico da autora
( com algumas lacunas verbais a serem preenchidas pelos alunos);
ü
Exercício oral de antecipação: quais palavras preenchem
as lacunas e a qual classe gramatical pertence;
ü
Quadro com verbos e preenchimento das lacunas,
ü
Correção oral dos exercícios através da leitura
oral do texto pela professora.
2ª Aula
ü
Apresentação do conto “ O bisavô e a dentadura” em
forma de quebra-cabeça. Em grupos (4 pessoas), eles farão a junção das partes
do texto colando-as;
ü
Leitura do texto no grupo, cada componente lê um
fragmento;
ü
Releitura do texto por um aluno do grupo que montou
primeiro o quebra-cabeça textual;
ü
Narração do texto por dois alunos de cada grupo;
ü
Reescrita do texto em folha à parte, à caneta;
ü
Trabalhar a linguagem do texto.
3ª Aula
ü
Leitura oral e espontânea dos textos produzidos
pelos alunos na aula anterior;
ü
Releitura do texto “O bisavô e a dentadura” pela
professora;
ü
Tarefa Individual: trazer contos ou crônicas (
livros didáticos, paradidáticos ou cópias da internet.
4ª Aula
ü
Piquenique da leitura;
ü
Formar uma mesa no meio da sala e cadeiras em
círculo, com guloseimas, crônicas e contos trazidos pelos alunos e professora;
ü
Grupos com quatro alunos;
ü
Leitura silenciosa com troca de materiais no grupo.
5ª Aula
ü
Seleção de dois textos pelo grupo e narração para a
classe.
6ª Aula
ü
Seleção individual de conto e crônica;
ü
Divisão em quatro partes;
ü
Confecção de livrinhos para exposição, trocando o
gênero selecionado para História em Quadrinhos (quatro páginas com capa).
RECURSOS
ü
Contos e Crônicas Narrativas;
ü
Papel sulfite, lápis de cor, canetinha;
AVALIAÇÃO
ü Releitura das
diversas linguagens;
ü Produção da
crônica narrativa em forma de História em Quadrinho.
Profª Andréa Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário