segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Texto: O bisavô e a dentadura
Autora: Sylvia Orthof
Público alvo: 6º ano
Duração: 6 aulas

OBJETIVOS
          Proporcionar aos alunos desenvolvimento da competência Leitora e Escrita a partir do Gênero Crônica Narrativa, comparando-o com outros gêneros da narrativa e amarrando a oralidade através do trabalho em grupo.
         Desenvolver habilidades de escrita produzindo suas próprias crônicas observando suas características e estrutura de linguagem.
         Compreender que a linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais

CONTEÚDOS
Traços característicos da Crônica Narrativa;
Linguagem Coloquial;
Marcas de passagem de tempo;

PROCEDIMENTOS
1ª Aula
ü  Apresentação escrita do texto biográfico da autora ( com algumas lacunas verbais a serem preenchidas pelos alunos);
ü  Exercício oral de antecipação: quais palavras preenchem as lacunas e a qual classe gramatical pertence;
ü  Quadro com verbos e preenchimento das lacunas,
ü  Correção oral dos exercícios através da leitura oral do texto pela professora.
2ª Aula
ü  Apresentação do conto “ O bisavô e a dentadura” em forma de quebra-cabeça. Em grupos (4 pessoas), eles farão a junção das partes do texto colando-as;
ü  Leitura do texto no grupo, cada componente lê um fragmento;
ü  Releitura do texto por um aluno do grupo que montou primeiro o quebra-cabeça textual;
ü  Narração do texto por dois alunos de cada grupo;
ü  Reescrita do texto em folha à parte, à caneta;
ü  Trabalhar a linguagem do texto.

3ª Aula
ü  Leitura oral e espontânea dos textos produzidos pelos alunos na aula anterior;
ü  Releitura do texto “O bisavô e a dentadura” pela professora;
ü  Tarefa Individual: trazer contos ou crônicas ( livros didáticos, paradidáticos ou cópias da internet.
4ª Aula
ü  Piquenique da leitura;
ü  Formar uma mesa no meio da sala e cadeiras em círculo, com guloseimas, crônicas e contos trazidos pelos alunos e professora;
ü  Grupos com quatro alunos;
ü  Leitura silenciosa com troca de materiais no grupo.

5ª Aula
ü  Seleção de dois textos pelo grupo e narração para a classe.

6ª Aula
ü  Seleção individual de conto e crônica;
ü  Divisão em quatro partes;
ü  Confecção de livrinhos para exposição, trocando o gênero selecionado para História em Quadrinhos (quatro páginas com capa).

RECURSOS
ü  Contos e Crônicas Narrativas;
ü  Papel sulfite, lápis de cor, canetinha;

AVALIAÇÃO
ü  Releitura das diversas linguagens; 
ü  Produção da crônica narrativa em forma de História em Quadrinho.

Profª  Andréa Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário